quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Questão/Reflexão- Módulo 6 - Gestão da Educação Escolar

Após a leitura, estudos, discussões sobre as concepções que permeiam a educação e trocas de experiências com todos os cursistas do profuncionário desta tutoria, faça o questionamento reflexivo, abaixo:


- Qual a função social da educação e da escola no contexto de uma sociedade democrática?

7 comentários:

  1. A escola pública tem como função social formar o cidadão, através do conhecimento, atitudes e valores, a ser solidário, crítico, ético e participativo. A escola para ter um bom andamento, precisa ter um gestor competente para conduzir os trabalhos com eficiência e justiça, onde todos se sintam bem, realizando um trabalho de qualidade.Precisa ter conhecimento do trabalho para efetuar um planejamento das atividades e uma distribuição igualitária das tarefas.Na gestão democrática é fundamental a participação da comunidade escolar: pais, alunos, funcionários, professores e direção, na tomada de decisões e planejamentos dos trabalhos, onde todos devem ser sabedores das leis que regem a educação.
    A ação pedagógica que se realiza na escola por meio do trabalho docente e não-docente pretende ressaltar a necessidade da efetiva participação dos trabalhadores da educação na construção da gestão democrática na escola e na garantia da educação como um direito social.
    Gestão escolar forma de organizar o trabalho pedagógico, que implica visibilidade de objetivos e metas dentro da instituição escolar, diz respeito a todos os aspectos da gestão colegiada e participativa da escola e na democratização da tomada de decisões.

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  2. No módulo 6, Gestão da Educação Escolar foi muito importante, abordou sobre as diferentes concepções da administração, gestão educacional .

    Abordou também sobre a gestão democrática e os trabalhadores da educação, relata sobre os trabalhos dos professores e demais funcionários da educação. Enfim este módulo mostra os grandes avanços que a educação conquistou.

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  3. O módulo 6 fala sobre as escolas e também da reforma do estado brasileiro, da gestão da escola, da democratização da gestão escolar, gestão democrática e os trabalhadores em educação.
    Onde aprendemos que temos que estudar e saber um pouco mais sobre as leis e nossos direitos.

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  4. A escola é espaço democrático dentro da sociedade contemporânea. Servindo para discutir suas questões, possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, trazer as informações, contextualizá-las e dar caminhos para o aluno buscar mais conhecimento. Além disso, é o lugar de sociabilidade de jovens, adolescentes e também
    de difusão sócio-cultural.
    A educação escolar tem a tarefa de promover a apropriação de saberes,procedimentos,atitudes e valores por parte dos alunos,pela ação mediadora dos professores e pela organização e gestão da escola.A principal função social e pedagógica da escolas é a de assegurar o desenvolvimento das capacidades cognitivas,operativas,sociais e morais pelo seu empenho na dinamização do currículo,no desenvolvimento dos processos de pensar,na formação da cidadania participativa a na formação ética.

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  5. A escola, principalmente a pública, é espaço democrático dentro da sociedade contemporânea. Servindo para discutir suas questões, possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, trazer as informações, contextualizá-las e dar caminhos para o aluno buscar mais conhecimento. Além disso, é o lugar de sociabilidade de jovens, adolescentes e também de difusão sócio-cultural. Mas é preciso considerar alguns aspectos no que se refere a sua função social ea realidade vivida por grande parte dos estudantes brasileiros.

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  6. Antigamente, não se sabia o que era democracia e, muito menos, o que era uma sociedade democrática. Um país era governado por apenas uma pessoa, um rei, e não se pedia a participação nem a opinião do povo para assuntos de governo do país. Contudo, ao longo dos tempos, esta situação foi-se alterando, através de revoltas, abolição de monarquias, implantação de repúblicas, golpes de estado… É óbvio que os contextos em que estas situações sucederam são muito diversificados, assim como as dinâmicas locais que lhes deram origem. É portanto impossível generalizar mas é um fato que, pelo menos nas sociedades ocidentais, a sociedade se tornou mais participativa, de um modo geral, e as democracias se instalaram, com todas as vantagens e desvantagens inerentes.A criança só pode conhecer o verdadeiro papel de ser democratico na escola e na familia e tb na sociedade. É preciso que estes sejam para ela a encarnação e a personificação do dever. Isto é, que a autoridade moral seja a qualidade fundamental do educador. A autoridade não é violenta, ela consiste em certa ascendência moral. Liberdade e autoridade não são termos excludentes, eles se implicam. A liberdade é filha da autoridade bem compreendida. Pois, ser livre não consiste em fazer aquilo que se tem vontade, e sim em se ser dono de si próprio, em saber agir segundo a razão e cumprir com o dever. E justamente a autoridade de mestre deve ser empregada em dotar a criança desse domínio sobre si mesma

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  7. A escola é um lugar onde podemos nos relacionar socialmente com outras pessoas, é também onde absorvemos os conhecimentos transmitidos, trocamos experiências, além, de ser à base de preparação para o mercado de trabalho. A escola também influencia na formação da cidadania e na formação de pessoas mais críticas.

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