quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Síntese- Módulo 5- Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação

O propósito do presente módulo é justamente este: fazer com que você compreenda como se formou a sociedade em que vive e instigá-lo a tomar partido, seja pela conservação dessa sociedade, seja pela transformação desta.

- Faça uma síntese deste assunto, abordando:

*Como a educação pode ajudar na construção de uma nova sociedade mais fratena e cooperativa, onde as soluções para os problemas sociais do nosso país sejam encontradas de forma coletiva e visando ao atendimento de todos?

*Qual o seu papel, funcionário de escola, nesse processo de encontrar alternativas para construção de uma vida mais digna para todos os menbros dossa gigantesca nação?

6 comentários:

  1. A educação que recebemos tem por objetivo nos enquadrar às expectativas do meio social em que vivemos.A educação pode ajudar na construção de uma sociedade mais fraterna e corporativa, onde as soluções para os problemas sociais do nosso país sejam encontradas de forma coletiva e visando o atendimento a todos. A sociologia tem como preocupação estudar a vida social, a escola pode desempenhar um importante papel na construção dessa nova sociedade, seja mostrando como são produzidas as injustiças sociais, seja estabelecendo relações democráticas no ambiente escolar, seja formando intelectuais orgânicos que vão trabalhar por transformações sociais radicais.
    A escola pode mudar esta ideologia, desde que mostre aos alunos que não são obrigados a sempre seguir regras, costumes e impostos pela sociedade, a cultura que vem dos mais velhos para os mais jovens, mas que podem ser críticos, reflexivos contribuindo para a transformação da sociedade, tornando-a mais justa e igualitária.

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  2. Esse módulo é muito parecido com o módulo 2, pois também fala sobre história , mas é uma história diferente.Fala da história de grandes políticos e sobre o mundo do trabalho.
    Fala também de grandes filósofos e de inventores, como por exemplo,Émile Durkheim, que foi um pensador francês que via com otimismo as mudanças que sofriam a sociedade européia do século XIX., apontando como fatores e causadores das crises sociais os aspectos morais e não econômicos.E assim como muitos outros grandes nomes

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  3. Segundo Marx, é o trabalho que nos diferencia dos animais. A educação é o fruto do que os homens fazem para produzir sua existência.
    Os problemas que permeiam o mundo educacional sugerem que a educação e o trabalho precisam ser vistos em consonância com o movimento geral da sociedade.
    Analisamos a sociedade que temos a partir de um breve histórico. Na Comunidade Primitiva onde o modo de produção era comunal, tudo era feito em comum, não havia classes sociais.
    Para ganhar dinheiro as pessoas.O homem moderno simplesmente não consegue imaginar uma vida além do trabalho passaram a vender sua
    força de trabalho.
    Na Comunidade Primitiva, relacionando-se com a terra, com a natureza entre si as pessoas se educavam e educavam as novas gerações; não havia escola. Na Antigüidade, com o aparecimento de uma classe social ociosa, surge uma educação diferenciada, surge a escola. Só tinham acesso à escola as classes sociais ociosas, a maioria que produzia continuava se educando no próprio processo de produção e da vida.
    A educação também também é um processo histórico.
    Na Idade Média, a maioria continuava se educando no próprio processo de produzir a sua existência e de seus senhores através das atividades consideradas indignas, a forma escolar da educação é ainda uma forma secundária.

    É na sociedade moderna que se forma a idéia de educação para formar cidadãos, escolarização universal, gratuita e leiga, que deve ser estendida a todos; a escola passa a ser a forma predominante da educação.
    É na sociedade moderna que se forma a idéia de educação para formar cidadãos, escolarização universal, gratuita e leiga, que deve ser estendida a todos; a escola passa a ser a forma predominante da educação.
    É na sociedade moderna que se forma a idéia de educação para formar cidadãos, escolarização universal, gratuita e leiga, que deve ser estendida a todos; a escola passa a ser a forma predominante da educação.

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  4. Refletir sobre este assunto foi muito construtivo para o entendimento das consequencias que a sociedade vem sofrendo,tais como: substituição da mão de obra por máquinas, aumento das desigualdades sociais, falta de boas condições de moradia, analfabetismo,êxodo rural, etc. Tudo isso foi analisado e discutido assistindo aos vídeos sobre a Revolução Industrial e Revolução Francesa e, consequentemente, comparando com a realidade que temos em nossas escolas segundo a teoria de Émile Durkeim, Karl Marx e Frederich Engels.

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  5. Para pensarmos em um projeto emancipatório, temos que analisar algumas questões: a sociedade, o indivíduo e a educação que temos e que queremos. De início fizemos um breve histórico da sociedade que temos, em seguida a perspectiva que temos; posteriormente uma reflexão do indivíduo que temos e que queremos e finalmente um apanhado histórico da educação que temos e sua perspectiva.

    Analisamos a sociedade que temos a partir de um breve histórico. Na Comunidade Primitiva onde o modo de produção era comunal, tudo era feito em comum, não havia classes sociais; em seguida, os povos da Antigüidade, onde havia duas classes sociais distintas: a classe dos senhores e dos servos, posteriormente a sociedade na Idade Média possuía ainda algumas características da sociedade antiga. O meio dominante de produção era a terra e a forma econômica dominante era a agricultura.Assim era educação primtiva, hj estamos na era moderna onde a educação é o conceito de viver bem, comos er humano honrado,e eu como funcionaria da educaçao faço parte destas mudanças, convivo diariamente com seres em formação, e é da minha resposnabilidade cuidar e preservar destes.

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    1. Na realidade este módulo trouxe uma introdução histórica do contexto de como eram tratados tanto o ser humano como a educação com as reflexões de Marx e outros pensadores.
      CÉLIO PROFUNCIONÁRIO COLIDER/MT

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