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quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Contribuição - Módulo 3- Homem, Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropólógica

Neste módulo, convido você a se perguntar sobre o homem, seu pensamento e a sua cultura. Para Perguntar sobre o homem, o pensamento e a cultura fará você pensar sobre o significado sociocultural do existir humano e (re)pensar sua vida e sua profissão, com vistas a poder participar mais intensamente na escola como educador profissional e como cidadão.
Após estudos e discussão com trocas de experiências dê a sua contribuição sobre os temas abordados acima

7 comentários:

  1. Nós funcionários da educação com nossa vivência, modo agir podemos ser transmissores de valores, contribuindo na educação das crianças e adolescentes que convivem diariamente conosco no ambiente escolar, permitindo que valores e escola caminhem juntos. Nesta unidade aprendemos muito sobre o devir humano isto quer dizer as mudanças que acontecem em nossa pode ser entendida num sentido bem amplo como o conjunto de práticas pelas quais os homens agem sobre e transformam o que está na natureza.
    A escola, é o espaço da diversidade, pois reúne homens e mulheres, crianças e adultos, negros e brancos, alunos, professores e funcionários tem o papel de valorizar e respeitar as culturas com e pelas quais diferentes pessoas e grupos sociais se fazem, chamam-se e sentem-se humanos.
    O humano se torna moral ou ético na educação, nas relações que estabelecem com os outros, sabendo valorar os comportamentos e ações deles e, sobretudo, os seus próprios comportamentos e ações. Consciência moral diz respeito às regras e aos valores percebidos em nossas práticas, para podermos decidir sobre sua validade no convívio, na vida social. Essa consciência vai depender dos fins buscados pelo grupo. Por exemplo, se o grupo busca a felicidade ou o bem, ou ambas as coisas, as regras e valores poderão ser diferentes.

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  2. Neste módulo aprendemos o quanto é importante ter bom relacionamento com os colegas de trabalho e saber também o quanto nós somos importantes para a escola e para os alunos.
    Gostei muito de estudar sobre o devenir, que são as mudanças do ser humano com o tempo.

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  3. Somos humanos porque nascemos humanos, Deus nos criou assim e passamos por uma série de transformações
    Ao pensar e investigar nossas vivencias e práticas podemos mudar nossa visão sobre a escola e sobre nosso trabalho, visto que ohomem é pensamento e cultura. E é nas praticas escolares que interessa ver e pensar o homem(alunos, professores,profissionais, pais, comunidade); um profissional crítico atende as práticas de que participa, planejando-a e sabendo de suas intenções e objetivos possiveis.tendo uma atitude critica.
    Homens e mulheres tornam-se o que são quando produzem e adquyirem cultura; transformam e criam o mundo e a humanidade por meio das praticas socioculturais.

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  4. TRABALHAR A FILOSOFIA NESTE MÓDULO FEZ COM QUE OS CURSISTAS REFLETISSEM MUITO SUAS PRÁTICAS DE TRABALHO E DE VIVENCIA. ATRAVÉS DAS ANÁLISES REFLEXIVAS ESTUDADAS NESTA AULA LEVAMOS O PESSOAL AO DEVIR DE SEUS CONCEITOS SOBRE FILOSOFIA, SOBRE A EDUCAÇÃO E SOBRE A VIDA. Estamos falando de uma antropologia da cultura porque, como veremos adiante, essa é uma das marcas distintivas do Homem. Podemos, repetindo vários autores, dizer que não existe produção humana que não seja cultural. Com ela e a partir dela os humanos se relacionam com o mundo, consigo mesmos e com suas criações.

    Antes de discutirmos a cultura ou as diferentes manifestações culturais, precisamos discutir esse ser que a produz. Daí a necessidade desta indagação: quem somos nós? Podemos dizer que essa é uma das principais indagações articuladas pelo Homem. É o Homem se colocando diante de si mesmo, e se dando ao conhecimento. É, portanto, na busca dessa identificação que se coloca a indagação sobre o Homem: que realidade é essa?

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  5. Estdando o modulo 3 sobre o homem enquanto ser racional pode concluir que a indagação sobre o homem e suas capacidades podem ser tomadas como ponto de partida não só para o entendimento do Homem, do ponto de vista filosófico, mas também como ser capaz de produzir seu mundo. A primeira indagação norteia a antropologia filosófica e a segunda pode ser colocada como base para a compreensão da cultura.o Homem procura entender seu mundo e a si mesmo. Podemos dizer, inclusive, que as diferentes manifestações religiosas e míticas – que são manifestações culturais – foram criadas para produzir explicações sobre si mesmo. Não tendo respostas satisfatórias, e nem sendo capaz de criá-las, o Homem atribui a um ser transcendente a sua origem e, dessa fora, as explicações sobre as origens. Os mistérios religiosos podem ser vistos como formas pelas quais o Homem se explica.

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  6. Este modulo fez com que nos cursistas refletíssemos sobre as praticas de trabalho e convivência, através das analise estudadas. Falamos sobre o devir e como ele e importante para todos.

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  7. Conclui que, para que o ambiente escolar possa proporcionar uma melhor qualidade é preciso torná-lo cada vez mais parecido com um ambiente familiar tranqüilo e acolhedor, pois muitas vezes o aluno vem de um ambiente conturbado e confuso.
    Daí aplicando uma educação de qualidade o homen poderá se desenvolver-se,seja ele profissional envolvido quanto aluno.

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