tag:blogger.com,1999:blog-1772389426705705593.post3755219475486773713..comments2022-04-11T18:39:22.905-07:00Comments on PROFUNCIONÁRIO - CEFAPRO / PÓLO DE DIAMANTINO/MT: Contribuição - Módulo 3- Homem, Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropólógicaPROFUNCIONÁRIO - PÓLO DE DIAMANTINOhttp://www.blogger.com/profile/00052680057745640980noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-1772389426705705593.post-32376623518989548352011-11-10T07:32:55.296-08:002011-11-10T07:32:55.296-08:00Conclui que, para que o ambiente escolar possa pro...Conclui que, para que o ambiente escolar possa proporcionar uma melhor qualidade é preciso torná-lo cada vez mais parecido com um ambiente familiar tranqüilo e acolhedor, pois muitas vezes o aluno vem de um ambiente conturbado e confuso.<br />Daí aplicando uma educação de qualidade o homen poderá se desenvolver-se,seja ele profissional envolvido quanto aluno.renascido_romulohttps://www.blogger.com/profile/00960354829597828717noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1772389426705705593.post-10631124441877541002010-02-09T09:42:29.551-08:002010-02-09T09:42:29.551-08:00Este modulo fez com que nos cursistas refletíssemo...Este modulo fez com que nos cursistas refletíssemos sobre as praticas de trabalho e convivência, através das analise estudadas. Falamos sobre o devir e como ele e importante para todos.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/06026096841778254941noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1772389426705705593.post-74715074886677142832010-02-03T05:40:30.103-08:002010-02-03T05:40:30.103-08:00Estdando o modulo 3 sobre o homem enquanto ser rac...Estdando o modulo 3 sobre o homem enquanto ser racional pode concluir que a indagação sobre o homem e suas capacidades podem ser tomadas como ponto de partida não só para o entendimento do Homem, do ponto de vista filosófico, mas também como ser capaz de produzir seu mundo. A primeira indagação norteia a antropologia filosófica e a segunda pode ser colocada como base para a compreensão da cultura.o Homem procura entender seu mundo e a si mesmo. Podemos dizer, inclusive, que as diferentes manifestações religiosas e míticas – que são manifestações culturais – foram criadas para produzir explicações sobre si mesmo. Não tendo respostas satisfatórias, e nem sendo capaz de criá-las, o Homem atribui a um ser transcendente a sua origem e, dessa fora, as explicações sobre as origens. Os mistérios religiosos podem ser vistos como formas pelas quais o Homem se explica.mirianhttps://www.blogger.com/profile/06901824152784412017noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1772389426705705593.post-56406001173257516312010-02-01T14:37:45.470-08:002010-02-01T14:37:45.470-08:00TRABALHAR A FILOSOFIA NESTE MÓDULO FEZ COM QUE OS ...TRABALHAR A FILOSOFIA NESTE MÓDULO FEZ COM QUE OS CURSISTAS REFLETISSEM MUITO SUAS PRÁTICAS DE TRABALHO E DE VIVENCIA. ATRAVÉS DAS ANÁLISES REFLEXIVAS ESTUDADAS NESTA AULA LEVAMOS O PESSOAL AO DEVIR DE SEUS CONCEITOS SOBRE FILOSOFIA, SOBRE A EDUCAÇÃO E SOBRE A VIDA. Estamos falando de uma antropologia da cultura porque, como veremos adiante, essa é uma das marcas distintivas do Homem. Podemos, repetindo vários autores, dizer que não existe produção humana que não seja cultural. Com ela e a partir dela os humanos se relacionam com o mundo, consigo mesmos e com suas criações. <br /><br />Antes de discutirmos a cultura ou as diferentes manifestações culturais, precisamos discutir esse ser que a produz. Daí a necessidade desta indagação: quem somos nós? Podemos dizer que essa é uma das principais indagações articuladas pelo Homem. É o Homem se colocando diante de si mesmo, e se dando ao conhecimento. É, portanto, na busca dessa identificação que se coloca a indagação sobre o Homem: que realidade é essa?celinaarenapolishttps://www.blogger.com/profile/16070258760968497857noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1772389426705705593.post-86722025558384857492010-01-26T11:46:50.335-08:002010-01-26T11:46:50.335-08:00Somos humanos porque nascemos humanos, Deus nos cr...Somos humanos porque nascemos humanos, Deus nos criou assim e passamos por uma série de transformações<br />Ao pensar e investigar nossas vivencias e práticas podemos mudar nossa visão sobre a escola e sobre nosso trabalho, visto que ohomem é pensamento e cultura. E é nas praticas escolares que interessa ver e pensar o homem(alunos, professores,profissionais, pais, comunidade); um profissional crítico atende as práticas de que participa, planejando-a e sabendo de suas intenções e objetivos possiveis.tendo uma atitude critica.<br />Homens e mulheres tornam-se o que são quando produzem e adquyirem cultura; transformam e criam o mundo e a humanidade por meio das praticas socioculturais.Maria Endringerhttps://www.blogger.com/profile/14181250361109824710noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1772389426705705593.post-88798878793860394432010-01-25T05:33:10.933-08:002010-01-25T05:33:10.933-08:00Neste módulo aprendemos o quanto é importante ter ...Neste módulo aprendemos o quanto é importante ter bom relacionamento com os colegas de trabalho e saber também o quanto nós somos importantes para a escola e para os alunos.<br />Gostei muito de estudar sobre o devenir, que são as mudanças do ser humano com o tempo.suelihttps://www.blogger.com/profile/12911071546815878497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1772389426705705593.post-43240888412560117932009-12-14T12:19:39.748-08:002009-12-14T12:19:39.748-08:00Nós funcionários da educação com nossa vivência, m...Nós funcionários da educação com nossa vivência, modo agir podemos ser transmissores de valores, contribuindo na educação das crianças e adolescentes que convivem diariamente conosco no ambiente escolar, permitindo que valores e escola caminhem juntos. Nesta unidade aprendemos muito sobre o devir humano isto quer dizer as mudanças que acontecem em nossa pode ser entendida num sentido bem amplo como o conjunto de práticas pelas quais os homens agem sobre e transformam o que está na natureza.<br />A escola, é o espaço da diversidade, pois reúne homens e mulheres, crianças e adultos, negros e brancos, alunos, professores e funcionários tem o papel de valorizar e respeitar as culturas com e pelas quais diferentes pessoas e grupos sociais se fazem, chamam-se e sentem-se humanos.<br />O humano se torna moral ou ético na educação, nas relações que estabelecem com os outros, sabendo valorar os comportamentos e ações deles e, sobretudo, os seus próprios comportamentos e ações. Consciência moral diz respeito às regras e aos valores percebidos em nossas práticas, para podermos decidir sobre sua validade no convívio, na vida social. Essa consciência vai depender dos fins buscados pelo grupo. Por exemplo, se o grupo busca a felicidade ou o bem, ou ambas as coisas, as regras e valores poderão ser diferentes.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/14867441803041925749noreply@blogger.com