quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Reflexão: Módulo 2- Educadores e Educandos

- Para que estudar e compreender a educação por meio da história?
- Como estarmos preparados para contribuir na educação de nossas crianças e adolescentes?
- O que podemos fazer durante nossas atividades na escola para contribuir na formação dos estudantes?
- Como os funcionários podem contribuir?
-Como podemos ser educadores e gestores?

6 comentários:

  1. Podemos dizer que a história permite enxergar nossas raízes e compreender por que as civilizações, os povos, se organizaram de determinada maneira, o que foram e como se transformaram naquilo que são. E a educação, juntamente com a cultura, ilumina em nós a inteligência humana e permite sermos criadores, inventores e construtores. A sociedade brasileira vive processos rápidos de mudanças, e as escolas cada vez mais têm de acompanhar, participar e formar cidadãos para lidarem com mudanças, continuidades e rupturas. De nós todos que trabalhamos dentro de instituições escolares, exigem-se novas maneiras de atuarmos como profissionais da educação e, nesta tarefa, sermos educadores e gestores num palco em que tudo acontece muito rápido, a escola.
    Os funcionários das escolas necessitam de formação profissional, os trabalhadores da educação estão sempre em formação para melhor atender os alunos, temos a oportunidades de melhorar os nossos conhecimentos através de cursos profissionalizantes que são oferecidos pelo estado e município.
    objetivos, símbolos, linguagens e valores.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu peguei neste livro pela primeira vez, eu me perguntava:
    _Por que eu, uma merendeira quer saber de tempos históricos?
    Mas, quando o nosso grupo se reuniu para estudar foi que comecei a tirar as dúvidas. Quando falamos de história falamos de várias, principalmente da história das escolas, da comparação, de como era no passado e como é hoje. Assim compreendi que devo estudar esses fatos porque não sou apenas uma merendeira, mas sim uma educadora, e além de tudo, sou um ser humano, tenho o mesmo direito que os outros.

    ResponderExcluir
  3. A escola faz parte do conjunto de instituições que compõe a sociedade; influência na luta contra a desigualdade social exigindo nossos direitos e participação nas decisões.A educação nos torna seres sociais politicos e históricos.
    Devemos agir como cidadãos que absorvem conhecimentos para fazerem suas escolhas, tomarem suas proprias decisões e definirem valores subjetivos e materiais, contribuindo com nossoas crianças para que não sejam robôs comandados e manipulados pelos poderosos.

    ResponderExcluir
  4. Para que estudar e compreender a educação por meio da história?
    - Como estarmos preparados para contribuir na educação de nossas crianças e adolescentes?
    - O que podemos fazer durante nossas atividades na escola para contribuir na formação dos estudantes?
    - Como os funcionários podem contribuir?
    1-Ter conhecimentos das mudanças, o nosso meio, o nosso dia-a-dia.]
    -Como podemos ser educadores e gestores?
    1-Ter conhecimentos das mudanças, o nosso meio, o nosso dia-a-dia.]
    2-estudando,pesquisando,participando de reuniões,
    3-incentivar,ajudar na educação,mostar valores, dar exemplos

    ResponderExcluir
  5. Educar é ajudar o educando a descobrir a si mesmo. Cada ser humano traz em si alguém desconhecido, contendo a melhor parte de nós mesmos. Esta pessoa que nos habita, quer se manifestar, exprimir, realizar. É alguém que ainda não fomos, mas desde sempre somos. A este ser íntimo nós nunca acabamos de desvendar, pois nele moram, no presente, as nossas possibilidades futuras. Significa a parte de nós mesmos que ainda tem algo por realizar, por mais que já tenhamos feito. É o guardião de nossa razão de existir. Quando nascemos, este ser nasce conosco. Enquanto vivemos, ele vive conosco. E quando morremos é ele que junto conosco realiza a travessia.
    Cabe ao educador incitar o educando a um caminho de busca contínua, condição para que as descobertas durem tanto quanto a própria vida. Este caminho precisa ter um começo, mas jamais deveria findar. É descobrindo-se e ao mundo, outra vez e sempre, que se pode experimentar uma vida autêntica. Por isso, a primeira tarefa do educador não é suprir de informações. É instigar o educando à busca de seu verdadeiro ser. Ao primeiro contato com esta identidade profunda, o educador deverá ajudar o aprendiz a investigar as implicações do que encontrou. O verdadeiro é irmão do belo e do bom. Quando um ser humano se sensibiliza às três facetas deste mágico cristal, podemos dizer que o processo educativo desencadeou o que de fato merece o nome de crescimento. O belo, o bom e o verdadeiro que o educando descobriu em si como valores humanos fundamentais, nortearão sua relação com o mundo. Agora ele pode saber o que buscar nas pessoas, nas atividades e nas coisas com as quais vier a lidar. Sua natural sede de conhecimentos flui agora saudável, pois comprometida com valores construtivos

    ResponderExcluir